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Como transformar seguidores em pacientes?

A prospecção de pacientes se tornou um dos principais desafios para o profissional de saúde. Os avanços da tecnologia geraram grande impacto no mundo e mudaram a forma do ser humano viver e se relacionar. Nesse contexto, área de saúde também foi impactada e a dinâmica de prospecção de pacientes mudou completamente.

Atualmente, já não basta apenas abrir o seu consultório em um centro médico renomado e esperar os pacientes baterem à sua porta. As indicações já não são suficientes e o digital chegou para ficar.

Se você ainda não está presente no digital, sinto informar que você está fora do principal meio de prospecção de pacientes do mundo. Porém, nunca é tarde pra começar e o objetivo desse texto é te ajudar a implementar as boas práticas do marketing digital.

Em primeiro lugar, você precisa entender que as redes sociais são plataformas de RELACIONAMENTO e não uma plataforma de venda. Assim como qualquer relacionamento da sua vida, o seu seguidor NÃO vai se tornar um paciente (leia-se comprar de você) de uma hora para a outra. É preciso investir nesse relacionamento, gerar conexão com o seu seguidor, trocar informações e experiências para que, após o tempo natural de maturação, ele passe de seguidor a paciente. É um processo que exige tempo, investimento e principalmente: consistência.

Além disso, o seu foco nas redes sociais deve ser o de criar autoridade como profissional da sua área. A autoridade é desenvolvida com o tempo e essa construção tem como base o compartilhamento de informações de valor. Os seus seguidores tem que te enxergar como uma referência no seu campo de conhecimento e para isso você precisa de trabalho, conteúdo de valor e consistência.

Dessa forma, para te ajudar a transformar os seus seguidores em pacientes, compartilhamos abaixo 6 dicas para você implementar HOJE e gerar resultado nas suas redes:

1) Defina o seu público

  • Esse é o passo 0 para o seu sucesso nas redes sociais. Tudo que você compartilhar nas suas redes deve ter como objetivo agregar valor para os seus seguidores. Nesse momento é importante que você tenha foco, quem tenta falar com todo mundo acabando falando sozinho. Quanto melhor for a definição do seu público alvo, mais você poderá agregar valor para o seu público. Isso acontece porque, quanto mais você se relaciona com determinado público, mais você entende os objetivos, as dores e os desejos dessas pessoas.

2) Estude o seu público

  • Seja especialista em resolver os problemas e realizar os objetivos dos seus seguidores. Os seus pacientes marcam consulta com você para atingir um objetivo, resolver um problema ou realizar um desejo. Entenda quais são as principais dificuldades, as metas e as estratégias utilizadas por eles. Entenda quais são os erros cometidos no processo, quais são as informações que eles ainda não tiveram acesso que podem fazer a diferença.

3) Planejamento

  • Não adianta postar apenas por postar. Tudo que você compartilhar nas suas redes tem que ser planejado. Para que os resultados venham você precisa agir de maneira ESTRATÉGICA. Sem planejamento, a sua execução nas plataformas digitais estará arruinada e o principal fator para isso acontecer será o TEMPO. Isso mesmo, você tem uma rotina corrida e quase não tem tempo para nada, por isso, planejar tudo que será postado com antecedência e criar uma agenda de compromissos facilita muito na consistência da sua presença digital. E você se lembra que a consistência é a base para a construção do resultado, de nada adianta você postar esporadicamente.

4) Consistência

  • Novamente trazemos esse ponto a tona, isso porque esse é de fato um elemento essencial para ganhar seguidores e transformar esse público em paciente. Você precisa estar presente na vida dos seus seguidores. A vida digital é muito dinâmica e se você não se atualizar e não desenvolver conteúdos novos e interessantes, as pessoas irão esquecer da sua existência.

5) Crie uma grade de programação

  • Apesar da internet trazer liberdade no consumo de conteúdo, o ser humano tende a ser metódico. Por isso, uma boa prática a ser implementada nas suas redes sociais é desenvolver uma grade padrão de conteúdo. Defina os dias que você irá postar um vídeo, um dia para a psotagem no blog e um dia para tirar dúvidas dos seus seguidores. Aos poucos eles vão colocando essa programação na agenda deles e quando você menos esperar os seus seguidores estarão de cobrando para cumprir com a programação da semana.

6) Seja você mesmo!

  • É importante que você mostre quem você é. A sua rede social tem que ter a sua cara. Lembre-se que ela é uma rede de relacionamento e as pessoas se interessam por pessoas.

7) Bônus

  • Abuse das ferramentas presentes nas redes sociais. Diversifique o seu conteúdo e teste diferentes modos de interagir. Cada público tem uma preferência e com o tempo você vai entender qual a melhor maneira de se conectar com o seu público. Uma das melhores ferramentas para interagir com seus seguidores no instagram é a caixa de perguntas. Esclarecer as dúvidas e questionamentos das pessoas, além de gerar valor ainda gera autoridade perante eles.

Se você chegou até aqui e está preocupado ou assustado com essa nova “obrigação” de se fazer presente nas suas redes sociais, tenha calma. Comece aos poucos e foque bastante no seu planejamento, essa vai ser a chave para manter a consistência na execução.

Comece compartilhando seus conhecimentos. Estamos na era da informação e nada vale mais do que uma informação que gere resultado. Você sabe muito mais do que você imagina e pode ajudar muitas pessoas nesse processo.

Por fim, entenda que feito será sempre melhor que perfeito. Esqueça o perfeccionismo e comece hoje mesmo a compartilhar o seu conhecimento. O resultado de amanhã é fruto da ação que você realiza hoje.

Desejo sucesso na sua jornada digital!

Rodrigo Faria – Sócio fundador da Inovant Consultórios

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