Como um software médico pode ajudar nos atendimentos em coworking?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um coworking pode ser a solução para muitos profissionais que buscam mais autonomia, flexibilidade e redução de custos. Entenda como um software médico pode melhorar ainda mais essa experiência.

Montar um consultório exige grande responsabilidade, dedicação, estratégia e investimento. Porém, nem todos possuem, de imediato, as condições e a disponibilidade adequada.

Por isso, para otimizar essas demandas e focar mais nos pacientes, muitos profissionais encontram como alternativa a realização de atendimentos em coworking.

Essa modalidade baseia-se na utilização de espaços compartilhados para a realização das consultas, e de acordo com o Censo Coworking Brasil, cresceu 48% de 2017 para 2018.

Esses espaços possuem inúmeras vantagens para os médicos; entre elas a disponibilização de uma estrutura completa, flexibilidade, poucas despesas, baixo investimento inicial e diminuição das atividades administrativas.

Mas para aproveitar ainda mais essa nova e eficiente forma de atendimento, o uso de um bom software médico torna-se essencial. Continue lendo e descubra todas as vantagens que essa utilização pode trazer.

Vamos lá?

6 vantagens do software médico nos atendimentos em coworking

Apesar dos diversos benefícios que podem ser alcançados com a modalidade de coworking, é importante frisar que se você não se organizar com sistemas integrados, pode comprometer a qualidade de seus atendimentos.

Nesse sentido, os softwares médicos entram em cena e disponibilizam alguns recursos essenciais e que melhoram muito a sua experiência e a dos pacientes.

Acompanhe a leitura e conheça todos esses recursos e benefícios!

1 – Proporciona mais organização e otimização do tempo

Já imaginou ter toda a sua agenda centralizada e organizada em um só lugar, mesmo que você também atue em outras clínicas e hospitais?

Com um software médico, isso é totalmente possível. 

Assim, você não perde tempo procurando por seus horários em locais espalhados e consegue se programar para cada atividade, utilizando os momentos economizados para entregar experiências de atendimentos cada vez melhores.

Além disso, um dos recursos de um bom software é o agendamento online, cujo principal objetivo é facilitar a marcação de consultas para pacientes, que pode ser feita a qualquer hora e de qualquer lugar.

Confira o que a Dra. Alini achou dessa ferramenta:

> “Atualmente, de todos os agendamentos feitos na semana, 10% são realizados por meio do agendamento online. Além disso, os pacientes que utilizam essa ferramenta acabam não voltando para o telefone ou o Whatsapp diretamente”.

2 – Garante mais segurança para seus dados

Um aspecto essencial para qualquer atendimento médico, seja em coworking ou não, é justamente o cuidado com os dados dos pacientes.

O software médico escolhido deve seguir normas rígidas em relação à segurança das informações, e oferecer recursos como criptografia de ponta, servidores seguros e armazenamento na nuvem.

As criptografias de ponta também são utilizadas por sistemas bancários e fazem com que o acesso seja feito apenas mediante login e senha exclusivos dos profissionais autorizados.

Ainda, os servidores devem ser criteriosamente selecionados, como é o caso da AWS, utilizado pela NASA e pela Casa Branca; tudo isso para proteger os dados coletados. 

O armazenamento na nuvem torna o acesso disponível e imediato a partir de qualquer local, e previne a perda ou vazamento de informações por furtos e acidentes.

3 – Otimiza seu espaço

A utilização de prontuários de papel, além de não garantir a segurança máxima e ser vulnerável a alterações e extravios, ainda necessita de muito espaço para o armazenamento.

Dessa forma, como os coworkings são de atuação de vários profissionais, os espaços ficariam comprometidos e seriam necessárias inúmeras pastas e gavetas.

Ou seja, uma sala inteira que poderia ser usada como um novo e mais agradável ambiente, acabaria sendo desperdiçada e os profissionais teriam um local morto, que serviria apenas para armazenar papéis.

4 – Facilita a acessibilidade

Devido ao sistema de armazenamento na nuvem, suas informações podem ser acessadas de qualquer hora e local, independentemente se você estiver em coworking, em casa ou realizando atendimentos em hospitais.

Assim, todos os dados importantes como prontuários eletrônicos, agenda, informações sobre os pacientes e gestão financeira estarão prontos para serem revisados sempre que for preciso.

Veja o que o depoimento do Dr. Raphael sobre a vantagem de sair do papel e contar com o armazenamento na nuvem:

> “A principal diferença é a facilidade de poder acessar o sistema de qualquer lugar, e poder enviar as receitas digitalmente para os pacientes. É possível ter maior organização dos dados, deixando tudo em um local só, não dá para comparar com os documentos de papel.”

5 – Ajuda na gestão financeira

Pelo software, você pode acompanhar todos os seus gastos de maneira simplificada, entendendo quais são seus maiores investimentos e despesas, e em que período eles acontecem.

Essa funcionalidade ajuda com um controle maior do fluxo de caixa e pode ser extremamente útil para alocar os custos da melhor forma possível de acordo com o seu orçamento.

Com um maior controle sobre as finanças, você administra melhor suas contas e ainda pode gerar relatórios automáticos que informam a quantidade de consultas realizadas, convênios e formas de pagamento.

O Dr. Valdir sabe da importância de uma boa gestão financeira para médicos:

> “Isso ajuda muito a manter seu consultório. Você pode ter um controle financeiro muito melhor, saber questões como o convênio mais usado por seus pacientes. É uma maneira de administrar o consultório de forma mais clean e objetiva.”

6 – Automatiza processos

Dentro da rotina médica, muitos processos são repetitivos e quando realizados de forma manual, tomam um tempo desnecessário do profissional de saúde ou da recepção.

Um software médico te proporciona a automatização de todas as atividades rotineiras, como agendamentos e confirmações de consultas, preenchimento de prontuário, prescrições, entre outras. 

Isso também evita erros como marcação de pacientes no mesmo horário ou atraso nos atendimentos. 

Ao automatizar seus processos, você pode utilizar seu tempo de forma mais produtiva, e focar na melhoria de seus atendimentos, e na entrega de mais valor para seus pacientes.

Por isso, softwares médicos são excelentes para serem combinados com o coworking e extrair a melhor experiência possível.

Para conhecer na prática os benefícios de um software médico de qualidade, inicie agora mesmo seu teste grátis no iClinic.

E se você quiser saber mais sobre atendimentos em coworking, basta clicar aqui.

Se este artigo te ajudou, não esqueça de compartilhar com seus colegas e amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *